sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Fracasso e a Vergonha



Há exatos 4 anos olímpicos, no dia (ou na madrugada) da final dos 50m livres, eu estava com a Júlia recém nascida na sala. Ela estava dando muito trabalho pra dormir, assim como o Guilherme está dando atualmente.

Quando finalmente ela parou de chorar e se contorcer de cólica (ou o que quer que fosse), eu acabei cochilando.

Acordei assustado com gritos na vizinhança. O "Cesão" tinha acabado de cair na água.

Pouco mais de 20 segundos depois, o número 1 e o sobrenome Cielo prrenchiam a raia onde ele tinha acabado de nadar.

Eu não sabia o que fazer  com o pequeno ser no meu colo. Queria gritar. Queria joga-la pra cima (e depois pegar de novo, sem deixar cair no chão...claro). Queria sair correndo.

Como a vontade maior era que ela continuasse dormindo, eu dei um beijo na cabecinha careca dela e disse: "Jujú, você é pé quente. Você acabou de ver a primeira medalha de ouro da natação do Brasil".

Foi muito emocionante ver aquele "meninão" grande no pódio olímpico e depois ser abraçado pelo GRANDE  Gustavo Borges, que comentava a prova pra Globo ou SporTV.

Quatro anos depois, muita coisa aconteceu. O "meninão" assumiu a postura que coloquei no post anterior. Ficou marrento. 

Ok, bateu recordes mundiais. Indiscutivelmente o melhor.

Aí veio o "meio" escândalo da mal contada história do doping. Suspeito. Triste.

Em Londres, ele não era mais a promessa. Era o cara a ser batido. Muitas luzes, holofotes. Muita pressão.

Não nadou revezamentos. Brasil não classificou suas equipes.

Nadou os 100m e ficou em sexto, o que por si só é um belo resultado. 

Mas nunca pro brasileiro, para quem o segundo colocado é o primeiro dos últimos.

E chegou o dia da final dos 50m. Defesa do título.

Não caiu bem como de costume. Não ficou na frente em nenhum momento. Perdeu a prova.

É assim que eu vi a prova?

Não. Claro que não.

O cara foi terceiro colocado em uma Olimpíada. É motivo de orgulho.

E se o choro dele ao deixar a piscina foi de decepção, ele é a única pessoa que poderia expressar esse sentimento, na minha opinião. Ou alguém duvida que ele treinou pra ganhar????




Toda essa introdução pra dizer que as vezes tenho vergonha de ser brasileiro.

Toda Olimpíada é a mesma coisa. Tem sempre gente falando que o Brasil tá uma merda, que não ganha medalha, que a China tem 127 medalhas de ouro.

Não quero repetir clichês, mas a situação:

O ciclista brasileiro na prova de contrarrelógio estava com o uniforme preso por alfinetes, pois o zíper quebrou e não havia outro. Seu equipamento (bike) era até de bom nível, mas no carro de apoio existia uma reserva que não era nem adequada àquele tipo de prova. Era uma bike de ciclismo de estrada "normal".

É uma pena que sejamos um país continental com 200 milhões de habitantes e que deixamos passar tantos Phelps, tantos Bolts, tantos Federers porque aqui todos querem ser e só incentivamos as crianças a serem jogadores de futebol.

Não tenho vergonha do Brasil no quadro de medalhas. Tenho orgulho dos heróis que vão lá e ganham as suas. Isso sem contar que estar lá e alcançar objetivos pré traçados, talvez seja muito gratificante. Não como uma medalha, mas ainda sim, gratificante.

Ouvi a entrevista de um nadador brasileiro (acho que do costas) que não pegou vaga para a final. A repórter perguntou em tom de derrota a sensação de ter perdido a vaga na final por poucos centésimos. Muito sereno, ele respondeu que a preparação tinha sido feita e os objetivos alcançados. Ele tinha parado numa semifinal olímpica.

Na maratona, a Adriana Silva vai largar sabendo que 30 atletas estão na frente dela no ranking mundial. Tem muito cabeça de prego que pensa que ela não deveria nem largar, tenho certeza. Mas não. Ela vai largar e como disse o Cláudio, treinador dela, se derem chance, ela vai aproveitar.

Se ela ouvisse rock n'roll, ela ganharia a prova Claudião! Esquece essa "draga" de sertanejo....hahahahah.

Nem sempre é possível ser o campeão. 

Hoje li um comentário de um otário que dizia que voltaríamos de Londres "bronzeados" e que isso era uma vergonha.


O esporte brasileiro tem muito a evoluir, mas quem precisa abandonar a cultura futebolística e evoluir de verdade, é o torcedor brasileiro!

Parabéns Cesão! Parabéns a todos os atletas que estão lá. Aos que ganharam e aos que não ganharam.

Fracasso olímpico não existe. Que atleta não faria de tudo para estar lá (e as vezes acabam fazendo da forma errada).

Vergonha eu tenho de quem emite opiniões como a do "bronzeado"


2 comentários:

  1. Comentários perfeitos e coerentes, como sempre Blois. Concordo plenamente com tudo que você comentou, não existe fracasso olímpico assim como medalha olimpica não tem cor. Só quem pratica esportes sabe o que é poder um dia ao menos participar de uma Olimpiada. Concordo inclusive com uma dose de Rock'n'Roll para a Adriana Silva na Maratona Feminina kkkk. Sai sertanejo e entra Rock'n'Roll Claudio Castilho kkkk. Abração. VovOsvaldinho.

    ResponderExcluir
  2. Olha só o exemplo de valorização dos atletas pelos nossos hermanos argentino: http://www.foxsports.com.br/blogs/view/58694-argentina-ate-agora-nao-conquistou-nenhuma-medalha-mas-ja-tem-7-diplomas

    ResponderExcluir