sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hellas, Hellas, Hellas


A abertura dos Jogos de Londres ainda não terminou. 

Usain Bolt acaba de entrar no estádio olímpico!

Nada espetacular. O mais legal foram as referências ao bom e velho rock n' roll, quer seja por pequenos trechos de músicas, ou então, pela caracterização das pessoas que estavam representando. 

Com isso me identifiquei. Até brinquei que se colocassem o Robert Plant tocando à frente do Led Zeppelin, seria a mais espetacular abertura de qualquer uma das edições dos Jogos.

Como dificilmente isso vai acontecer, a mais espetacular abertura que já vi desde 1980 foi em 2004, na Grécia.

O berço dos Jogos. O berço de tantas outras coisas!

Lembro de ser uma sexta feira. Estava de plantão no Ultrassom do pronto socorro de um grande hospital onde trabalhava na época, torcendo para que não houvesse movimento nos momentos da abertura para que pudesse ver.

Grande parte de cerimônia assisti de pé na televisão da sala de espera, ao lado de alguns pacientes, de outros médicos, das equipes de enfermagem.

Foi espetacular. Foi grande.

Um povo extremamente rico...rico não, milionário, trilhardário. Em história, em cultura.

Uma cerimônia que desde o princípio exaltou o mar. Exaltou a cultura. A mitologia. Os lugares muitos dos quais já tive o privilégio de visitar.

Mas o ponto alto da cerimônia, que me deixou extremamente emocionado foi quando em um dado momento, os espectadores (gregos), ao final da representação em que mostrava a origem mitológica da Grécia, gritavam orgulhosos: Hellas, Hellas (Grécia em grego)!!!!!

Se eu fosse grego, eu também teria um enorme orgulho em dar de presente ao mundo a filosofia, a mitologia.

Pra quem tiver curiosidade e paciência, a abertura completa





Nenhum comentário:

Postar um comentário