terça-feira, 12 de junho de 2012

Pequenos Guerreiros


Dia 12 de junho é o dia nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita no Brasil.

Dias 12 de junho...dia dos namorados...coração! Sacou?

Cardiopatias Congênitas são alterações morfológicas e/ou funcionais do coração que surgem na 8ª semana da gestação, quando o coração é formado. É a doença congênita (que se nasce com ela) mais comum e acomete 1 em cada 100 crianças nascidas vivas.

Podem ser alterações leves, que não comprometem a qualidade ou expectativa de vida da criança, mas podem porém ser incompatíveis com a vida extra-útero, o que torna de fundamental importância a realização de exames no período pré-natal.

Conta rápída: eu tenho pouco mais de 500 amigos no facebook. Cinco deste são, potencialmente, portadores de cardiopatia congênita.

É pouco? Um por cento?

Sim, do ponto de vista estatístico é mesmo pouco. Mas se dá para evitar sofrimentos próprios ou para pais, maridos, esposas, namorados, amigos, filhos ou pessoas próximas, pra que se arriscar?

Tenho frequentemente postado sobre atletas que morrem fazendo exercícios, vítimas muito provavelmente desse tipo de doença congênita, que pode passar silenciosa durante boa parte da vida.

Nem sempre esporte é necessariamente saúde.

Dia 12 de junho é o dia do coração.

Quer seja dos corações apaixonados, quer seja de pequenos corações dependentes 100% dos cuidados e do carinho de mamães e papais.

Pra quem se interessar: http://www.pequenoscoracoes.com/
                                    http://amigosdocoracao.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Quais seriam os exames recomendados para quem faz triatlhon, Daniel?
    Abraço,
    Régis

    ResponderExcluir
  2. Acho que o início de tudo é ter um acompanhamento anual (dependendo da idade) com um cardiologista ou médico do esporte.
    Nem só de exames vive a medicina. Existe ainda a boa e velha anamnese, o exame físico, a ausculta. Tudo isso é importante. Tão importante quanto o ECG, o ecocardiograma com Doppler, teste ergométrico (ou ainda melhor, ergoespirométrico). Esses são os de triagem. Caso haja necessidade de uma investigação maior, haverá um direcionamento.
    Abraço

    ResponderExcluir