quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Do Que Você é Capaz Para Ser um IRONMAN?

Qual o peso de ser triatleta na sua vida, nas suas relações pessoais, relações familiares ou de trabalho?

Esse vídeo rolou no facebook entre a galera triatleta, esses dias. 



O diálogo insano entre um pretendente à ironman (como tantos de nós) e sua namorada (esposa ou o que quer que seja) é mais ou menos este:

- Vamos sair para jantar. São 18:00.
- Não posso. Tenho que ir pra casa dormir.
- São 18:00! Você tem 38 anos de idade! Por que diabos tem que ir pra casa dormir?
- Eu estou treinando para o IRONMAN.
- E que porra é essa de ironman?
- IRONMAN é uma prova com 3.8 km de natação, 180 km de bike e os 42 km de uma maratona, tudo dentro de um limite de 17 horas.
- O que há de errado com você????
- Nada, Isso é diversão pra mim. Eu tenho que ir dormir para conseguir acordar às 4 da manhã e ir treinar.
- Você levanta às 4 da manhã?
- Seis vezes por semana. Às segundas eu durmo até às 6 da manhã.
- Você é um retardado mental! Então você dorme todas às noites às 19:00?
- Quase sempre.
- Quanto tempo dura esse treinamento para o ironman?
- Algo em torno de 6 meses.
- Você se deu conta que você não vai fazer sexo com ninguém por 6 meses????
- Tudo bem porque eu vou ser um IRONMAN!
- Então você ganha dinheiro ao se completar o ironman?
- Não. Só os vencedores ganham dinheiro. Eu pago 700 dolares de inscrição e gasto dinheiro com passagem aérea, transporte da bike e hospedagem. Mas vale. Eu serei um IRONMAN!
- Então você gasta um monte de dinheiro, nunca sai à noite, não vai transar com ninguém por 6 meses, tudo porque vai dormir às 19:00 todas as noites, para poder ser chamado de uma coisa que ninguém seria tão estúpido o suficiente para fazer?
- Mas eu serei um IRONMAN!!!!!(?)
- Você é um IDIOTA!
- Preciso ir para casa dormir agora. Se você puder se juntar a mim às 4:30 da manhã para pedalar amanhã, seria divertido.
- Não existe nada divertido às 4:30. Você é realmente insano.
- Talvez você quisesse correr comigo na 3ª, depois tomaríamos um shake de proteínas.
- Podemos fazer isso. Que horas na 3ª?
- Entre 4:00 e 4:45.
- Vá se ferrar. Eu vou jantar agora!

Claramente esse vídeo foi idealizado pela parte não ironman. Sabe o que é mais divertido nele? É que não é de todo surreal! 

Essa é a minha maior confissão de insanidade, mas é a verdade!

Claro, não vou dormir às 7 da noite, não acordo às 4 da matina seis vezes por semana, muito menos vou ficar sem sexo durante 6 meses (viu Vi!).

Mas a importância dada ao processo de se tornar um IRONMAN, a forma como dividimos nossas obrigações em função de treinos, alimentação, descanso e o quanto a gente justifica nossas atitudes diárias, nossas ausências, nossos gastos financeiros, com esse objetivo, é um negócio DESCOMUNAL! 

E pelo visto, não existe meio termo. Ou se joga de cabeça ou vai ficar tentando, tentando, tentando....

Por isso até, para mim, o IRONMAN é em letras maiúsculas. Para qualquer outro é apenas o ironman; uma prova maluca que dura o dia todo e que é capaz de tomar nossas vidas quase que por completo, durante todo o tempo de preparação.

Talvez pra quem já seja iniciado, essa ansiedade seja menor. Pra quem vai debutar e precisa se organizar e treinar não só a parte física, esse gasto de tempo e esforço são ENORMES!

Estou de molho por causa de algumas lesões acumuladas durante o ano de treinos intensos. Por isso, já tomei bronca de pai (aos 38 anos de idade) dizendo que estou exagerando. 

Nesta semana não fiz absolutamente nada de exercícios físicos. 

Minha atenção e capacidade de concentração no trabalho diminuíram radicalmente.

Acordo todos os dias de manhã sem saber exatamente qual é o dia da semana, pois não tenho minha grade habitual de treinos que me situa no tempo...e no espaço também.

Tive insônia.

Tenho acordado todas as noites para ir ao banheiro porque não tenho perdido tanta água pelo suor.

É impressionante. Como disse meu treinador e como estamos muito acostumados a ler por aí,  o triatlhon (e principalmente o IRONMAN) é um estilo de vida, mas não só de quem o pratica. Há envolvimento de todos ao seu redor, direta ou indiretamente. A Vivi organiza o seu dia em função do que eu preciso fazer, dividimos as tarefas de pegar a Júlia na escola, banho, etc, de acordo com meus horários de treinos. Programamos nossos finais de semana, nossos passeios...tudo em função da planilha.

Parece exagero? Mas não é. Claro que existe uma parcela de sacrifício e por isso já sou muito grato à ela. Até agora, porém, tudo tem acontecido de forma muito natural. Talvez ela não compartilhe do mesmo entusiasmo ou ainda, às vezes ela esteja mais pra mulher do videozinho acima, mas ela tem sido muito presente em tudo. Ela entendeu a importância e o quanto eu quero isso. 

Não vou ser IRONMAN sozinho. Nós vamos ser a Família IRONMAN.

Mas não vou sacrificar minha vida conjugal por isso, se é que você me entende....rsrsrsrsr (posso desenhar....melhor não!)



Um comentário:

  1. Com certeza este vídeo foi feito por alguém do "outro lado", que não o Ironman. É MUITO engraçado.....parte dele é real, principalmente a parte em dormir cedo (claro que não as 7 da noite). A parte do sexo....essa NÃO É E NEM VAI SER REAL....6 meses ninguém merece!!!! Seremos sim a família IRONMAN....até a Juju já sabe o que o papai vai ser: ILOMAN

    ResponderExcluir