sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Powerhouse



Nesse período de treinamento que defini como preparação pro meu primeiro ironman - em gestação desde maio de 2009 - tenho aprendido algumas coisas. Acho que o principal benefício, além de um preparo físico excelente, existe um que é difícil medir em alguma coisa palpável: aprender a ter paciência, a planejar.

Ironman sem dúvida é um investimento. Estou falando de grana mesmo: vestuário e acessórios, equipamentos, assessoria esportiva, academia, inscrições, viagens, manutenção da bike (como disse a Deise Jancar na nossa "conversa de apresentação" no trem, indo para a largada da maratona de SP: todo mundo acha um absurdo pagar 20 ou 30 reais pra lavar o carro, mas ninguém reclama de pagar 60 reais pra lavar uma bike).

A lista é quase infinita. Cada um faz uma adequação de acordo com a sua realidade, mas no final, sempre acabamos gastando muito. Muito mesmo.

Por outro lado, quanto custa a realização de um sonho? Difícil quantificar retorno de um investimento quando o resultado envolve uma realização pessoal. Por isso talvez que quem vê "de fora", pode achar que somos malucos por gastar montanhas de dinheiro, acordar de madrugada pra treinar, entrar em êxtase por pedalar por 3 horas e no dia seguinte ter que correr mais 2 horas.

Bom, essa introdução TOOOODA, só pra falar que vou começar uma nova etapa no projeto ironman, o que entre muitas coisas, significa gastar mais dinheiro.

Olhando minhas fotos do 70.3 em Penha, algumas coisas me incomodaram muito. Apareço nelas com uma PANÇA que não é minha. Pô, nunca estive tão em forma, nunca treinei tanto como agora. Depois, há tempos já tenho ouvido da Vivi (esposa) que estou ficando corcunda.

Isso tem algo relacionado a estética sim, mas na maior parte, com a funcionalidade do negócio. Confesso que meu maior medo é encarar as 6 horas de pedal. Minha lombar não aguenta isso.

Tenho feito musculação de forma muito irregular, sem um planejamento específico. Abdominal eu simplesmente aboli das minhas séries há algum tempo.

Eis que, pela força da exposição na mídia e recente experiência positiva da Vivi, resolvi arriscar algo novo.

Powerhouse é como Joseph Pilates, ao lançar seu método em 1920, definiu um grupo de músculos que envolvem os glúteos, coxas, abdômen e região lombar. Para ele, a energia do movimento fluiria deste músculos centrais para as extremidades e, desta forma, criou um método que combina movimentos corporais e respiração controlados para o fortalecimento aliado ao alongamento muscular.

Lindo, em teoria. Quem não se espanta ao ver a Gisele Bundchen com barriga chapada e em plena forma poucos meses depois de dar à luz.

Que fique bem claro, não quero ficar parecido com ela.....rsrsrsrsrsrsrs

O que mais me atraiu no Pilates é a promessa de equilíbrio postural através do fortalecimento da musculatura paravertebral, lombar e abdominal, fundamentais para nossas longas jornadas de bike.

Além disso, tenho sido muito relapso com o alongamento após os treinos e estou sentindo a consequência disto: Não tem sido raro acordar de madrugada com cãibra no bíceps femoral, um dos músculos que formam o conhecido posterior da coxa.

Resolvi incluir o Pilates pensando além da minha performance nos treinos ou em provas longas. Quem sabe minhas dores crônicas nas costas, resultado de horas sentado de maneira errada no trabalho, não me deixem em paz. Ou ainda, minhas dores nos joelhos...e por aí vai.

Mais uma parte (dinâmica) do planejamento. Mais grana envolvida. Mais uma coisa que vou precisar de paciência para esperar algum resultado.

Vamos tornar minha powerhouse realmente em algo poderoso!



2 comentários:

  1. Sempre temos algo a melhorar hehe.
    Nunca estamos contentes, isso é da nossa natureza mesmo.
    Tenho certeza que te verei no Iron em melhor forma fisica ainda.

    Gostaria de te perguntar sobre a foto da tua chegada no 70.3, em que site tu conseguiu? infelizmente não encontrei nada da minha chegada :(

    Abraçã e sucesso Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Fala Kiko, beleza?

    A foto da chegada tradicional (de frente pro portal) só tem na ativo.com (www.ativo.com).

    A de costas, com o tempo de prova aparecendo, no Foco Radical (www.focoradical.com.br).

    Tem também no Treino Online (www.treinoonline.com.br), com os fotografos posicionados na arquibancada. Deste não peguei nenhuma.

    Tentei achar seu email, mas não consegui. Anota o meu: dablois@gmail.com

    ABraço

    ResponderExcluir